segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Existe aparelho Espião de Teclado ?

Recebi um e-mail dizendo que um aparelho ligado ao teclado do computador, lê e grava tudo o que você digita:

Assunto: URGENTE - Olhe bem para esse aparelhinho 

Repare neste Aparelhinho Veja-o muito bem!
Se você for a um cibercafé ou lanhouse ou usar o computador em hotéis.
Veja bem se encontra este aparelho instalado na traseira da máquina.

Novo dispositivo ligado no final do cabo do teclado do PC.
Este dispositivo guarda todas as suas senhas inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento. Pode ser usado em: cibercafés, exposições, hotéis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias
Este dispositivo armazena tudo o que for teclado.

Assim, examine o PC que você utilizar em sítios ou lugares públicos, e procure qualquer peça suspeita instalada por detrás dele, antes de utilizá-lo. Sem escandalos, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO, CHAME DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida. 
Por favor, reenvie a todos os seus contatos para avisá-los desta fraude.




Este e-mail é enviado assim mesmo, com todas essas cores, subliados e negritos. A primeira impressão é de que o e-mail é falso. Vejam que ele tem praticamente todos os requisitos de  um email que pode ser apenas u m boato:

1 - Clássico no fim da mensagem: manda você reenviar para todos os seus contatos;

2 - Usa uma linguagem bem envolvente, informa até pra você chamar as autoridades;

3 - Usa letras garrafais ( grandes ). Esse email é até difícil de ler, por causa da quantidade de textos coloridos, em negrito, sublinhados e em letras grandes.

Mas esse e-mail trata-se de um aparelho que existe de verdade ! Esse aparelho tem o nome de "keylogger" ou espião de teclado. Eles são de diferentes modelos ( como na figura do e-mail ). Existem diferentes marcas e são vendidos pela Internet. Ou seja, qualquer um pode comprar, sem nem sair de casa. 

Mas qual o objetivo (real) desse tipo de equipamento ? 
Com ele você pode acompanhar a movimentação de seus filhos no computador, mesmo não estando presente o tempo todo. Você também pode monitorar os funcionários da sua empresa, por exemplo.

No caso relatado no e-mail, é claro que o uso é proibido !

Não sei dizer se no caso do monitoramento de funcionários de uma empresa é permitido ou não. Tenho minhas dúvidas. Portanto, não sei dizer se no Brasil é considerado legal esse tipo de dispositivo em computadores de empresas. Mas o aparelho existe e realmente pode guardar tudo o que você digita.

Porém, vejam que o e-mail fala umas bobagens também. Na verdade você não tem que ficar paranóico olhando atrás de todos os computadores de hotéis, cybercafés, nem nada do gênero. Afinal, o que esse aparelhinho faz, tem software que pode estar instalado no computador que também faz. Então, não é porque o  keylogger não está conectado no computador, que você está usando, que significa que você está livre de preocupações.
A verdadeira orientação é que em computadores públicos (hotéis, feiras, cybercafés, aeroportos, etc) nunca acesse nada que você precise colocar suas senhas particulares de acesso. E principalmente: nunca coloque sua senha de banco em computadores públicos !

Espero ter ajudado...
Fernando Maia



ganhar dinheiro

2 comentários:

  1. Eu vi este aparelhinho, ainda achei meio suspeito o site. De mais, concordo com você.

    ResponderExcluir

Gostaram do meu blog , tem sugestões por favor deixem seus comentários obrigado.